Março: o mês da mulher

Todo ano, no mês de março comemoramos o dia/mês da mulher.. Mas você sabe como surgiu essa data comemorativa?

O dia 8 de março marca mais de um século de lutas pelos direitos das mulheres. É uma data para se celebrar o que, enfim, foi alcançado e para nos mobilizarmos em prol dos avanços que ainda precisam ocorrer.

A cena é comum em muitas escolas e empresas brasileiras. Todos os anos, no dia 8 de março, as mulheres recebem flores ou chocolates em celebração ao Dia Internacional da Mulher com alguma mensagem inspiradora sobre feminilidade. Apesar de bem intencionada, essa homenagem costuma ocultar a real importância da data, que não tem nada de comercial em sua origem.

Mesmo com um resgate do seu significado impulsionado pela quarta onda feminista nos últimos anos, muita gente ainda tem dúvidas sobre os motivos de se existir uma data em celebração à mulher. Por isso, é importante ressaltar que o dia 8 de março não é uma comemoração à existência pura e simples das mulheres, mas, sim, um marco simbólico para lutas que buscam certificar que essa existência seja segura e com a garantia de direitos civis.

A luta pelos direitos das mulheres está fortemente ligada ao movimento operário. Desde o final do século 19, pouco tempo após serem incorporadas ao mercado de trabalho pela Revolução Industrial, organizações femininas protestam em nome de melhores condições de trabalho nas fábricas dos Estados Unidos e da Europa. Nessa época, as jornadas eram de aproximadamente 15 horas, seis dias por semana – inclusive domingos –,e os salários eram extremamente baixos.

A primeira marcha de grande destaque foi realizada em maio de 1908, em Nova York, e reuniu cerca de 15 mil mulheres. As manifestantes pediam a diminuição da carga de trabalho, o aumento da remuneração e o direito ao voto feminino. No ano seguinte, foi celebrado o primeiro Dia Nacional da Mulher, em 28 de fevereiro, data designada pelo Partido Socialista da América – e, por quatro anos, a comemoração continuou acontecendo no último domingo do mês nos Estados Unidos.

Já em 1910, durante a 2ª Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague, a alemã Clara Zetkin apresentou a ideia de uma jornada anual de manifestações das mulheres pela igualdade de direito, com atos no mundo todo para pressionar pelas reivindicações que eram comuns a trabalhadoras de diversos países. A sugestão foi aprovada e, assim, nasceu o Dia Internacional da Mulher.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *