Fizemos uma pesquisa de campo com as principais matérias sobre o vírus e juntamos as principais informações para facilitar a sua vida.
O que se sabe até o momento?
Foi registrado o primeiro caso de corona vírus no Brasil identificado no estado de São Paulo. Além desse caso há outros 20 em investigação e 59 casos foram descartados.
“Agora que vamos ver como esse vírus irá se comportar, numa situação de um País tropical em pleno verão… É um vírus novo e pode manter o padrão de comportamento no hemisfério norte (frio)… E agora no hemisfério sul começamos a perceber qual será o comportamento do vírus” — Luiz Henrique Mandetta.
Segundo o Jornalista Sílvio da rádio Jovem Pan, o Brasil agiu antecipadamente, informando sobre o primeiro caso diferentemente da Itália que só alertou depois de inúmeros casos.
A maior preocupação no momento é que esse vírus se espalhe? A decisão do ministério da saúde foi isolar esse paciente, essa foi a melhor decisão já que no hospital tem outros pacientes com imunidade mais baixa? — Jornalista.
“O que já tinha sido feito era exatamente isso, todo caso suspeito que não precisasse ficar internado, a nossa tendência é mandar para casa, esse paciente vai ficar melhor acomodado, vai ser acompanhado em casa, coloca em menor risco as pessoas que estão dentro de um hospital mais vulnerável, e ele também tem o menor risco de contrair outra coisa” — Dra Rosana Richtmann, médica infectologista.
A campanha de vacinação de gripe nesse ano de 2020 será adiantada para o mês de março, de acordo do Mandetta (Ministro da Saúde) a imunização pode contribuir para que diminua casos suspeitos levando em consideração que os sintomas da gripe são os mesmos que os sintomas do vírus em questão.
“A vacina confere grau de imunidade. Se você tomou a vacina, você tem alguns vírus que estão no componente dessa vacina e vão alcançar 95, 97, 98% de não ser [infectado] porque estavam na vacina. Isso ajuda o profissional de saúde”, afirmou Mandetta.
IMPORTANTE. Vacinação é FUNDAMENTAL para evitar que as doenças se espalhem, por isso, acompanhe o quadro de campanhas de vacinação.
O Ministro da Saúde alertou também sobre a campanha de vacinação contra o Sarampo, que se dará início em 10 de fevereiro e se encerrará dia 3 de março sendo o público alvo de 5 a 19 anos e em agosto se inicia a campanha para pessoas com idades entre 30 a 59 anos;
Ficou alguma dúvida? Chama a gente.
Faça sua cotação de planos de saúde sem compromisso.