
Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo
O brasileiro consome por ano, quase 9 litros de álcool puro. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a procura por bebidas alcoólicas só aumenta quando, na verdade, deveria estar diminuindo esse consumo excessivo.
Dia 18/02 é oficialmente o dia mundial de combate ao alcoolismo. A data foi criada para conscientizar a população sobre os prejuízos causados pelo consumo sem limites.
Muita gente não sabe, mas, o alcoolismo é considerado sim uma doença, pois a partir do momento que a pessoa perde o controle sobre o próprio corpo, sendo um uso da substância compulsivo.
Tem uma diferença enorme entre uso social e dependência. A maioria das pessoas não consegue perceber quando atravessam essa ponte. Por mais que as pessoas ao redor conversem com o dependente, o vício não a deixa enxergar sua real situação, fazendo o acreditar que tem pleno controle sobre suas atitudes.
O consumo excessivo de álcool não afeta somente nossa aparência nos deixando mais velhos como afetam também nossos órgãos, por exemplo, nosso coração, articulações entre outros.
Qual a diferença entre o álcool e outras drogas no nosso organismo?
O álcool e as outras drogas liberam Dopamina, substância do prazer, que estimula nosso cérebro a enviar mensagens para o nosso corpo, sintomas de satisfação e felicidade. A diferença é que o álcool atua em regiões diferentes do nosso cérebro.
Atualmente existem alguns tipos de tratamentos para dependentes alcoólicos, sendo um deles por medicação, fazendo com que o corpo não sinta falta da substância que não está sendo inserida por falta do álcool.
Uma alimentação adequada, a ingestão de água, dormir bem e praticar exercícios físicos, são fundamentais para uma boa saúde. Então acredita-se que, aquelas pessoas que tenham hábitos saudáveis de vida e, eventualmente, tomem uma cerveja ou um vinho, vez por outra, ao invés de ficarem viciados, provavelmente vão apenas colher os benefícios que essas bebidas têm a oferecer ao ser humano. A cerveja, por exemplo, é boa para o colesterol, para os rins e melhora a digestão. Já o vinho tem benefícios científicos como: melhora a circulação, combate o estresse e a acne.